2 de agosto de 2012

A era da estratégia - AOE

Bom dia/tarde/noite leitores de Gamethisbook, hoje algo inédito acontece nesse blog: Depois de anos de verem o nome Eric Goes ali no cantinho direito, vão ver alguma opinião deste ser. Para compensar esse tempo todo de preguiça, falarei do melhor jogo de estratégia do mundo! Sim! Age of Empires II (haters gonna hate).

O que é AOE:

Para os que não conhecem, Age of Empires é uma franquia da Microsoft que já fez muito sucesso e que agora está um pouco esquecida. É basicamente um jogo onde você constrói uma civilização que precisa coletar os recursos naturais a sua volta para se desenvolver e dominar outras.

Gamers agora me perguntarão: E porque esse jogo é melhor que dezenas de outros similares?
Resposta: Porque sabe balancear muito bem todos os elementos necessários para um bom jogo de estratégia. Ele é bastante complexo pois tem muitas civilizações, unidades e evoluções diferentes, cada uma com suas fraquezas, bônus, custo e estratégias, porém consegue fazer tudo isso sem se tornar um jogo muito longo ou entediante. Uma partida entre jogadores bons dura no máximo 90 minutos.

Como é antigo, os gráficos não são espetaculares, mas de forma alguma faz com que deixe de ser excelente. Até hoje quando tenho tempo combino com meus amigos e jogamos uma partida (ou 10) que sempre gera horas de risadas e muitas vezes desesperos.

A melhor parte!

Todas as etapas do jogo são muito legais, colocar o número apropriado de peões para coletar os recursos, evoluir sua civilização, construir as defesas, montar seu exército, enfim, tudo muito legal! Mas o jogo, a real essência, objetivo e prazer é transformar isso:

Nessa poça de carnificina:

Sentir o calor da batalha e ver o exército inimigo ser sobrepujado por suas tropas!!!

Bom, acho que deu para entender. Recomendo, principalmente aos que gostam de jogos de estratégia, que procurem e joguem. É realmente muito divertido e inteligente. Depois que entendê-lo, garanto que vai gastar muitas horas preparando novas estratégias e dizimando populações.

Abraços e até o próximo post!

Nenhum comentário: