9 de fevereiro de 2011

Duna - seria o Kwisatz Haderach um filho do Chuck Norris?

Dessa vez, tanto o livro quanto o filme foram memoráveis! Duna é um ótimo livro para quem gosta de ler, e pra quem não é tão fã de leitura, se ler, pode ter certeza que vai passar a amar leitura, vai por mim.

Escrito por Frank Herbert em 1966, esse livro fez tanto sucesso que ganhou quarto continuações (apesar de que ler apenas um dos 5 livros não te deixará perdido), duas mini-series, vários jogos e um filme.
Um resumo tosco em poucas palavras, de Duna, antes de nos aprofundarmos. A história se passa no futuro, cerca de 20 mil anos no futuro, a colonização espacial não é apenas um sonho. Agora a galaxia é governada por um imperador, cada planeta colonizado é controlado por uma "casa", ou familia real, sendo as principais casas a Harkonnen e a Atreides, que respondem diretamente ao imperador. Essas duas casas, em periodos diferentes, foram enviadas para cuidar do planeta árido, Arrakis, esse planeta desolado e praticamente inabitavel tinha uma importância vital para toda a galáxia: a especiaria.

Conhecida como Melange, a especiaria era um produto encontrado apenas nos desertos de Arrakis, ela é utilizada para tudo, desde condimento à produção de plásticos e tecidos. Sua importância é tanta que a guerra entre as casas imperiais para controlar Arrakis era constante.

O livro se passa justamente no periodo em que a casa Atreides foi incumbida de cuidar de Arrakis, o imperador removeu a casa Harkonnen que não era muito confiavel. Obiviamente frustrado o Barão Harkonnen trama a destruição da casa Atreides para que pudesse controlar o planeta e, com isso, a especiaria.

A história do jovem Paul Atreides, filho do duque Leto Atreides, em Arrakis, se desenvolve de tal maneira que ele passa a ser uma peça importante para que o próprio povo arrakino consiga sua liberdade das mãos do barão e do imperador.

Os fremem, povo arrakino, espera a chegada do Kwisatz Haderach (um tipo de messias para eles), o Kwisatz Haderach teria o poder de transformar Arrakis em um planeta habitável. Os fremem são bem conhecidos por serem excelentes guerrilheiros e devotos de sua fé. Eles guardam um grande segredo à respeito de Arrakis.

O Kwisatz Haderach seria o lider nessa transformação, pois teria o poder da preciencia, ele é quem guiará o povo fremem à vitória. Ele é tão poderoso que até mesmo as conselheiras reais, conhecidas como Bene Gesserit, temem sua presença. As Bene Gesserit, devido ao seu treinamento são capazes de controlar as pessoas com o uso do que elas chamam de voz (é como o truque mental Jedi, elas falam de uma forma que a pessoa se vê obrigada a obedecer). Seu treinamento também as habilita a encontrar mentiras nas palavras das pessoas, a distinguir quando alguém falta com a verdade ou está tentando enganar. Além do treinamento em combate e uso de veneno, as Bene Gesserit são muito cotadas como cocumbinas devido a suas habilidades. A mãe de Paul é uma Bene Gesserit extremamente poderosa.
É o Sting e ele tem uma faca, vai encarar?

As Bene Gesserit temem (apesar de desejar sua vinda), pois seu poder é tanto que ele é capaz de controlar a mais habilidosa Bene Gesserit, e é capaz de muito mais, só que para evitar spoilers eu não vou falar sobre isso, apenas que ele é tão poderoso que pode matar uma pessoa sem o uso de armas.

O que torna esse livro uma excelente leitura é que o autor não se limita apenas à historia do jovem Paul ou da casa Atreides, cada cápitulo do livro foca uma pessoa ou situação diferente, hora é Paul, hora sua mãe e por diversas vezes (até mesmo para ajudar o leitor a entender a história) a casa Harkonnen e o imperador.

Outra coisa que eu gosto muito nesse livro é que o autor descreve muito bem os detalhes do cenário e das caracteristicas das pessoas fazendo com que você se sinta no local e olhando para a pessoa.

O filme lançado em 1984 foi muito bem produzido, os detalhes são bem fieis ao livro, e, apesar das lacunas, a história foi muito bem contada. Lembrando que, diferente de "O conde de Monte Cristo", Duna tem 544 páginas, fazer um filme de duas horas sobre um livro enorme, é bem complicado, ainda mais para a época.

O jogo, lançado em 1992/93 para diversas plataformas foi um sucesso, até mesmo quem não conhecia o filme e o livro conhece o jogo (eu conheci o jogo primeiro, depois fiquei sabendo que foi baseado em um filme que era baseado em um livro), uma das coisas que eu mais gostava no jogo era a dificuldade, diferente de Age of Empires, em que você pode atacar um animal que está atacando o seu coletor, se você é atacado por um verme da areia enquanto recolhe recursos ou está apenas patrulhando, pode dizer adeus para a unidade, não tem como derrotar os vermes de areia!

Recomendo para todos que gostam de leitura, para os que não gostam, vejam o filme, com certeza você terá vontade de ler!

2 comentários:

Luciana Ielo disse...

Você pode derrotar os vermes da areia atraindo-os para perto de sua base e atacando-os com o Rocket Launcher. As torres de defesa dos Harkonen os atacam também! :-) Adorei o blog, ja estou seguindo.

Daniel de Campos disse...

Olha só, dessa eu não sabia... e eu morrendo de medo desses malditos... Brigadão pela dica Lu!