29 de janeiro de 2011

O Conde de Monte Cristo: Amei o livro, odiei o filme

O livro "O Conde de Monte Cristo" é uma obra literária muito boa, trata de traição, vingança, amor e ódio, sim tudo isso em um livro relativamente pequeno!

Vamos falar do livro, tentando evitar spoilers, a idéia é incentivar o leitor a buscar o livro e lê-lo.

Edmond Dantès, vítima de uma conspiração, é preso sob a acusação de apoiar a Napoleão (a história se passa após a derrota de Napolão e seu exílio), em sua prisão ele conhece um senhor que lhe fala sobre um tesouro na ilha de Monte Cristo; Edmond usa este tesouro para comprar o titulo de conde. Edmond cria vários pseudônimos, assumindo diversas personalidades, que por fim, o ajudariam a se vingar dos conspiradores.

Em seu retorno para Marsella (sua cidade natal), Edmond prepara tudo o que se faz necessário para essa vingança.

A história é intrigante, ela faz que você queira saber o desfecho de cada parte, faz com que você imagine os motivos por detrás de cada ação tanto de Edmond como dos conspiradores.

As diferenças entre o livro e o filme são gritantes, mesmo entendendo que é difícil se resumir um livro em 120 minutos, muitas coisas foram mudadas (e não adaptadas, o que até ajudaria a entender a história).

Novamente evitando spoilers e formar opinião, eu aconselho que primeiro leia o livro e então veja o filme.

Alexandre Dummas fez um excelente trabalho na criação dos personagens, em seu background, e no desenvolvimento da história. De fato, um livro que deveria ser lido por todos!

Nenhum comentário: